Mindset do ótimo desenvolvedor
Status: Concluído ✅
Mentalidade do desenvolvedor (que qualquer (bom) desenvolvedor precisa seguir)
Aqui falamos sobre as habilidades que são esperadas de qualquer desenvolvedor (por classificação). Esta não é uma lista técnica, é de fato uma mentalidade para todos os nossos projetos.
Quando começamos a codificar, normalmente queremos corrigir um monte de código. Mas, na verdade, não precisamos escrever muito código para sermos um bom desenvolvedor. A "simplicidade" é o conceito mais importante. Não escreva código que não seja necessário.
Código deve ser "limpo", "estruturado", "modularizado", "sólido", seguindo as "boas práticas" para cada linguagem com o "bom estilo" imposto para cada linguagem de programação.
Escreva "testes de unidade" para cada função básica no código.
Conhecer diferentes maneiras de trabalhar com o
git
. OGitflow Workflow
é o mais utilizado. Mas, alguns projetos podem utilizar alguns "desenvolvimento baseado em tronco" ou "outras estratégias". No final, o mais importante é "ter uma boa postura de documentação" para o registro de compromisso.Conheça os conceitos básicos do DevOps. Ou seja, implementar uma abordagem de "Integração Contínua (CI)" para cada projeto em que se trabalha com uma estratégia de "Entrega Contínua (CD)" para deploy.
Fique aberto a críticas e feedback. As revisões de código são a melhor maneira de melhorar a base de códigos. Mas, a postura de abertura não termina no código. Qualquer desenvolvedor precisa estar aberto para "comunicação" com os outros a fim de melhorar o "trabalho de equipe".
Ter uma "boa postura" quando "trabalhar em equipe" (Dividindo de uma boa maneira a vida pessoal do trabalho em equipe, no final, trata-se de "ajuda mútua").
Love programming (e aqui quero dizer realmente adoro codificar e
desenvolver novas soluções
). O maior número possível de linguagens, com "procedimentos diferentes" e "estilos de código", "padrões de design", muitas maneiras de fazer a mesma coisa e "ferramentas diferentes".Já dissemos em 1, mas devido a sua importância: praticar todos os dias a mentalidade "Código Limpo" para qualquer peça de código que você dê vida.
Saber
econtribuir
para acomunidade de código aberto
.Seja "aberto" para qualquer tipo de feedback, que esteja ou não em uma "revisão de código".
Trabalhar em "tipos diferentes de projetos" com "tecnologias diferentes" e "arquiteturas". Permanecer na mesma arquitetura por muito tempo não nos ajuda a melhorar nossas habilidades de codificação.
A "lacuna" entre um "dev" júnior e um "dev" de nível médio.
Após algum tempo de codificação em uma empresa ou em qualquer associação, começamos a aprender novas maneiras ('melhores maneiras') de fazer o que pretendemos fazer. Esta é exatamente a lacuna entre um dev. júnior e um dev. de nível médio. São as tecnologias que um dev de nível médio sabe que um dev júnior não sabe.
Quando você começa a se sentir bastante confiante com as tecnologias utilizadas na indústria e começa a ver realmente resultados, você pode se chamar de um dev de nível médio.
O "desvio" entre um "dev de nível médio" e um "dev de nível sênior".
Um dev não é um dev sênior porque ele ou ela conhece muitas tecnologias, estruturas ou linguagens de programação.
Um dev sênior é um desenvolvedor que sabe como lidar com o código de uma maneira mais realista para tirar valor dele. Um dev sênior sabe o que é importante para codificar e o que não é. A "falha" é de fato uma diferença na "postura", onde podemos começar a ver um "desenvolvedor que atua como profissional" e sentimos que ele ou ela vale a nossa confiança e pode tirar muito "respeito" e mostrar "bons resultados".